Jornal O Vizinho - Ano XVIII – Nº 699 - 08/2009
Região 13 - Petrópolis, Boemerwald e Parque Guarani
Tiragem desta edição impressa:  10.000 exemplares

 

Clube de Oratória e Instituto Viva o Cachoeira unidos pela mesma causa: recuperar o rio mais poluído da região            


Roberto Neotti convidando o Instituto Viva o Cachoeira para fazer palestra no Clube de Oratória e Liderança

        Diretores e sócios do Clube de Oratória e Liderança (COL) e do Instituto de Preservação e Recuperação da Biodiversidade de Joinville e Região – Viva o Cachoeira (IVC) reúnem-se no dia 14 de setembro na palestra “A força da vida no Rio Cachoeira”. A iniciativa do presidente do COL, empresário Roberto Neotti, de convidar a diretoria do IVC para realizar a palestra e apresentar a entidade aos oradores resgata a vertente ambientalista do clube que há 30 anos forma líderes.
        Em 1993 o COL, através do seu diretor João Eduardo Tavares, foi uma das primeiras ONGs a realizar pesquisa e produzir painéis didáticos que contavam a história do Rio Cachoeira. O material acompanhou palestras principalmente em escolas e tinha como objetivo conscientizar para que no futuro a cidade tivesse um “Rio Cachoeira perene, despoluído, piscoso e navegável”. Agora, o IVC reúne dezenas de voluntários focados nesse objetivo.
        A recém criada entidade ambientalista tem lideranças formadas pelo COL, como o casal de empresários Lourival e Ieda Aparecida Matos Elyas. “As duas ONGs estão muito ligadas, se complementam na prática do voluntariado e têm objetivos comuns. Isso nos estimula a parcerias”, pondera o presidente do Clube de Oratória. Essa irmandade transforma o evento também em comemoração de aniversário do Instituto Viva o Cachoeira que completou um ano no dia 23 de agosto.
        O movimento de conscientização ambiental que culminou na criação do IVC teve início com a exposição fotográfica “Cachoeira: Um rio em transformação” patrocinada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, Jornal O Vizinho (JOV) e COL. Atualmente, as fotos que retratam diversas intervenções nas margens e leito do Rio Cachoeira no período de 1930 a 1948 podem ser vistas na internet no sítio www.institutocachoeira.org.br no link “Exposição Fotográfica”.
        O presidente do Clube de Oratória e Liderança informa que o evento do dia 14 de setembro deve despertar o interesse de mais sócios do COL para o voluntariado em defesa dos rios de Joinville e região. “Como é uma causa nobre e de interesse público, decidimos apoiar o IVC.”, explica Neotti.
        A palestra é aberta ao público, tem vagas limitadas e o evento termina com um jantar de confraternização. Interessados em participar podem se inscrever pela internet no sítio www.clubedeoratoria.org.br no link de “Reuniões”.

[Voltar para a capa desta edição]