Jornal O Vizinho - Ano XVIII – Nº 694 - 07/2009
Região 1 - Anita Garibaldi, Atiradores, Bucarein, São Marcos e Centro
 
Tiragem desta edição impressa:  10.000 exemplares

Urgente

     A nossa “Constituição Cidadã”, em seu art. 205, enfatiza que “a educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa e de seu preparo para o exercício da cidadania, com pluralismo de ideias”, porém a realidade atual constata que a melhoria do padrão de qualidade do ensino se faz urgente.
Para alcançarmos a meta de qualidade (condição essencial à educação) é necessário aumentar investimentos em educação e, principalmente, garantir que todos os recursos (financeiros, materiais, físicos) sejam bem administrados (otimização).
A educação precisa de um “choque de gestão” para acelerar a “revolução educacional”, com instrumentos bem delineados e definidos para nortear e traçar as metas de qualidade e eficiência, caracterizando-se como “principal vetor do progresso”.
As propostas apresentadas pelos educadores são principalmente na linha de priorizar a continuidade de programas que “deram certo” em gestões anteriores, profissionalizar a direção da educação (competência técnica), administração democrática da escola com maior participação da comunidade, aumentar a carga horária de aula, modificar e atualizar o currículo profundamente, investir e incentivar a formação e qualificação dos docentes, avaliar permanentemente os professores e a didática de ensino (resultados de aprendizagem), plano de carreira docente, aumentar o salário inicial (piso do magistério), promoção vinculada ao mérito (para atrair profissionais talentosos e estimular os melhores), melhorar a estrutura física (bibliotecas, laboratórios), adquirir materiais e tecnologia para as escolas.
“O Brasil somente vai dar um salto na educação quando entendermos que o ensino é o instrumento de construção do futuro”. Todos nós podemos e devemos participar da construção de uma sociedade mais cidadã, através da educação. Conscientes e unidos pelo mesmo ideal, poderemos agir e realizar as transformações necessárias e urgentes para termos uma “educacção de qualidade”

Prof. Marioly Oze Mendes, Msc. – marioly@ibest.com.br
 

 Fim do Editorial  - [Voltar para a capa desta edição] [Voltar para Artigos]


Este sítio: www.ovizinho.com.br
[Topo da Página] [Principal] [Busca Interna]  
[Anuncie Aqui] [Contato] [Informações e Negócios]
© 2000. Jornal
O Vizinho® / Bureau de Comunicação e Eventos Ltda. Vide notas.

Melhor visualizado em IE5, com vídeo true color, 800x600.

Fim da Página