Jornal O Vizinho - Ano XVIII – Nº 699 - 08/2009
Região 13 - Petrópolis, Boemerwald e Parque Guarani
 
Tiragem desta edição impressa:  10.000 exemplares

Ambientais

IVC no programa “A voz da comunidade”
Sócios do Instituto Viva o Cachoeira – IVC já foram entrevistados pela repórter Rejane Gambin da rádio Mais Fm e radialista J. Martins, Rádio Globo. Na semana passada foi a vez do radialista Ney Rosa conversar com a sócia fundadora Janildes dos Santos no programa “A voz da comunidade”, do vereador Patrício Destro, na 89 FM. O voluntariado ambientalista na defesa dos rios de Joinville e região tem despertado o interesse dos comunicadores. O IVC cumpre seu papel social de informar a sociedade os seus objetivos e convidar os ouvintes destes programas para o exercício da cidadania na fiscalização e denúncia de crimes ambientais.


Sócia fundadora do Instituto Viva o Cachoeira – IVC, Janildes dos Santos em entrevista com o radialista
 Ney Rosa no programa “A voz da comunidade” do vereador Patrício Destro

Produção de milho e arroz em risco
Dois terços do um bilhão de pessoas que se encontram na pobreza no mundo vivem nas zonas rurais dos países em desenvolvimento. Recente relatório de grupo que reúne ONGs que lutam contra a pobreza revela que os ganhos obtidos pelos países mais pobres nos últimos 50 anos podem ser totalmente perdidos e de forma irreparável por causa das alterações climáticas. Com base nas informações de 42 cientistas, alertam que a produção de milho e arroz corre risco por causa das alterações na zona tropical.
 

Poluição afeta inteligência humana desde útero materno

A exposição à poluição durante a gravidez afeta o coeficiente intelectual das crianças, segundo um estudo realizado pelo Columbia Center for Children's Environmental Health (CCCEH) e financiado pelo Instituto Nacional para a Saúde dos Estados Unidos (NIH). A pesquisa levou cinco anos com 249 crianças que viviam nos bairros de Harlem e Bronx, em Nova York. Ela mostra que os HAP, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, diminuem o coeficiente intelectual das crianças desde a gestação. Os HAP são poluentes tóxicos produtos da combustão do carvão, do diesel, da gasolina ou do gás. As crianças expostas a altos níveis de HAP (2,26 nanogramas/m3) mostraram que possuem um coeficiente intelectual inferior em 4,31 a 4,67 pontos, ao das crianças não expostas.
Segundo a pesquisa, os efeitos desta contaminação sobre o coeficiente destas crianças é similar aos diagnosticados em crianças expostas a níveis baixos de chumbo, nocivo para o sistema nervoso.

 

Casa de pneus
Um vendedor de livros de Divinópolis (MG) resolveu dar um destino criativo e inteligente para pneus usados. Ele construiu a própria casa usando o material descartado. A construção, que fica na zona rural do município, foi erguida com 800 pneus velhos e tem um cômodo de 35 m². Sobre a laje, o telhado também é de pneus. Ele gastou cerca de R$ 1 mil para construir a casa.


O sistema econômico mundial deve se submeter e ser subordinado ao ecossistema e às leis da natureza”, disse o membro fundador da Sociedade Internacional para a Economia Ecológica (ISEE, na sigla em inglês) e da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (Ecoeco), Clóvis Cavalcanti, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, na 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).


Seja um Eco-cidadão
Associe-se ao Instituto de Preservação e Recuperação da Biodiversidade de Joinville e Região – Viva o Cachoeira – IVC. Acesse www.institutocachoeira.org.br


Disque denúncia ambiental Fundema
47 3433-2230
0800-643778


Disque denúncia Polícia Ambiental
47 3439-5477
47 3439-5533


Denúncia Ambiental Ibama Linha Verde
0800-618080


[Voltar para a capa desta edição]  [anterior]